Opções binárias fraude 1

Opções binárias: fraude? Especialistas alertam para problemas.


Um dos assuntos que despertam mais polêmica no mercado financeiro atualmente são as opções binárias . Isso porque o primeiro contato do investidor com essas operações geralmente parte de promessas de ganhos fáceis e elevados. No entanto, é importante saber que elas são de altíssimo risco e podem levar à perda total do patrimônio investido. Afinal, não existe “dinheiro fácil”.


No Brasil, esse tipo de operação não é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão normativo e fiscalizador do Sistema Financeiro Nacional. Isso significa que, para operar na modalidade, é preciso abrir conta em uma corretora estrangeira, que não oferece as mesmas garantias das instituições financeiras brasileiras.


Mas afinal, opções binárias é fraude? Por que se fala tanto sobre os riscos dessas operações? É justamente isso o que você verá a seguir.


O que são opções binárias?


Antes de mais nada, é importante saber que, nesse conteúdo, nosso objetivo não é explicar o produto, e sim os seus riscos. Por isso, falaremos suscintamente sobre o que são e como funcionam essas operações.


Basicamente, opções binárias são operações de curtíssimo prazo que visam lucro apostando na alta ou na queda do preço de determinado ativo financeiro. Ou seja, a “aposta” considera somente dois resultados para o ativo: ou ele cai, ou ele sobe, não interessando o preço que ele efetivamente alcance. Daí o nome binário.


Outro aspecto a entender é que o investimento em opções binárias não envolve a compra ou venda de uma ação, moeda internacional, commodity ou outro ativo financeiro. Isso porque essas operações só tentam prever como se movimentarão os preços desses ativos – ou para cima, ou para baixo. Portanto, se você está achando isso tudo parecido com um jogo de azar, saiba que é isso mesmo.


Por que essas operações são arriscadas?


Veja agora alguns dos principais aspectos pelos quais essas operações são altamente arriscadas, e até mesmo, consideradas fraudes por boa parte do mercado financeiro.


Risco de perdas elevadas.


O primeiro ponto a considerar sobre os riscos das opções binárias é a possibilidade de perdas elevadas. Nesse sentido, se você acertar em que direção o preço do ativo vai, há chances de bons ganhos. No entanto, se você errar, perde todo o valor que apostou.


Venda de serviços enganosos.


Segundo o portal de notícias Terra, um grupo de acadêmicos de física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fez um estudo e alertou para a propaganda enganosa sobre opções binárias.


“Na internet, há grupos de pessoas vendendo a ideia equivocada de que as opções binárias são um investimento fácil e de altos ganhos em curtíssimo tempo. Elas estão vendendo cursos duvidosos e questionáveis porque nada garante que tais estratégias darão uma taxa média de acertos acima dos 50%. Por isso, questiona-se que estejam apenas lucrando com as vendas dos cursos e não com operações, de fato, lucrativas no mercado”.


Falta de regulamentação da CVM.


Como vimos, essas operações não têm o aval da CVM para que sejam realizadas no Brasil. Nos últimos anos, alguns casos de investigações de plataformas que descumpriram as determinações da autarquia ficaram famosos.


É o caso, por exemplo, da Smartex International LTD, também conhecida como Olymp Trade, que captava clientes para operarem em opções binárias. Apesar de ter sido advertida pela CVM em 2022, ainda circulam propagandas dessa empresa pela internet. Inclusive, uma das mais recentes é um vídeo promocional de Ronaldinho Gaúcho, que se tornou embaixador oficial da Olymp Trade.


Em março de 2022, a CVM reforçou o alerta de stop order para a corretora, reforçando que ela não possui autorização para operar no Brasil. A autarquia ainda acrescentou em comunicado que, se alguém for investidor ou receber proposta de investimento da referida empresa, deve entrar em contato por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão.


Golpes das plataformas.


Além do risco inerente às operações, quem eventualmente ganha nas opções binárias pode enfrentar outro problema: não conseguir sacar o seu dinheiro das corretoras. Segundo especialistas, isso acontece porque o sistema dessas plataformas é programado para bloquear o saque de quem, contra as probabilidades dos algoritmos, consegue ganhar mais do que o permitido.


Um exemplo é a IQ Option, empresa que já lesou financeiramente alguns clientes ao reter os seus recursos. Existem muitos processos contra a empresa na justiça, sendo que muitas pessoas aguardam para reaver valores bloqueados.


Soma-se a isso o agravante de as opções binárias não serem regulamentadas pela CVM. Logo, no caso de fraude, não há como proteger o investidor e punir a corretora.


Cadastre-se na nossa newsletter e receba o melhor do nosso conteúdo.


Carla Carvalho.


Especialista em finanças, com 17 anos de atuação no mercado financeiro. Produtora de conteúdo sobre mercados, investimentos, economia e educação financeira.