Opções binárias portugal cmvm 2

Costa diz a Zelensky que Portugal vai reforçar apoio humanitário à Ucrânia.


O primeiro-ministro garante que Portugal participará na "fórmula para a paz" proposta pelo chefe de Estado ucraniano.


© Carlos Pimentel/Global Imagens (arquivo)


09 Janeiro, 2023 • 12:56.


Partilhar este artigo.


O primeiro-ministro falou esta segunda-feira ao telefone com o Presidente da Ucrânia e adiantou ter comunicado a Volodymyr Zelensky que Portugal reforçará o apoio humanitário e participará na "fórmula para a paz" proposta pelo chefe de Estado ucraniano.


Relacionados.


Os assuntos abordados na conversa telefónica com o Presidente da Ucrânia foram transmitidos por António Costa através da sua conta na rede social Twitter.


"Falei hoje com o Presidente [Volodymyr] Zelensky. Portugal irá reforçar o apoio humanitário e militar à Ucrânia e vai também participar ativamente na Fórmula para a Paz proposta pelo Presidente Zelensky", escreveu o líder do executivo português.


O primeiro-ministro português esteve em Kiev em 21 de maio passado, reuniu-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e manifestou a disponibilidade de Portugal para participar num programa de reconstrução de escolas e jardins de infância da Ucrânia, ou, como hipótese alternativa, patrocinar a reconstrução de uma zona territorial a indicar pelas autoridades ucranianas.


Subscrever newsletter.


Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias.


Entre as opções de reconstrução de zonas destruídas na Ucrânia, o líder do executivo português manifestou preferência pela referente às escolas e jardins de infância, dizendo que o Estado Português tem experiência recente na execução desses programas de modernização de estabelecimentos de ensino.


Em Kiev, no final de uma reunião com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, António Costa assinou um acordo para a concessão de um apoio financeiro de 250 milhões euros à Ucrânia.


Um mês depois da sua deslocação a Kiev, em 21 de junho passado, António Costa e Volodymyr Zelensky falaram ao telefone sobre o processo de adesão da Ucrânia à União Europeia.


Nessa conversa, o primeiro-ministro confirmou "o apoio de Portugal à concessão à Ucrânia do estatuto de candidato no seu processo de adesão à União Europeia".


O primeiro-ministro revelou também ter comunicado ao Presidente da Ucrânia a disponibilidade de Portugal "para aprofundar o apoio político e técnico ao processo de adesão ucraniano".

Opções binárias negociadas em bolsas