Opções binárias e seguro

Opções Binárias: É seguro investir nesse tipo de operação?


Já ouviu falar em opções binárias? Entenda como funciona esse tipo de operação, como é possível ganhar dinheiro com ela e quais são os riscos envolvidos.


Opções binárias são operações em que o investidor, ao invés de comprar um ativo, aposta em uma tendência de queda ou valorização em um curto espaço de tempo desse ativo no mercado. É uma prática de prazo muito curto e que pode oferecer rendimentos acima aos de outros investimentos.


O diferencial das opções binárias é que se tem um retorno fixo, porque se sabe o quanto irá remunerar caso se acerte a tendência. E, do contrário, se perde tudo. Existem algumas modalidades diferentes de se fazer isto, sendo a mais comum a chamada “tudo ou nada”.


Vamos conhecer mais como funciona este investimento e as vantagens e riscos que o envolvem?


Como funcionam operações binárias?


As operações binárias são feitas com base em dois tipos de operação: call (compra) e pull (venda). Como não se compra um ativo, apenas se investe em uma tendência, o tempo relacionado é importante e define modelos de transações.


Call (compra): quem compra crê que o ativo em questão irá valorizar durante o tempo da negociação. Pull (venda): aqui acontece o contrário, o investidor está acreditando que o ativo irá se desvalorizar durante o tempo de transação.


Sobre o tempo, as transações são entendidas em três grandes períodos:


Prazo curto: entre 15, 30, 60 segundos e/ou 2, 5, 15 e 30 minutos. Prazo médio: entre 1, 10, 24 horas ou final do dia. Prazo longo: fim de semana, fim de mês, fim de ano, ou 30 e 150 dias.


Para quem ganha, o valor é fixo e fica entre 70 e 90% do investido. Por isso este tipo de operação cresce aos olhos e atrai cada vez mais pessoas. O risco é o que já falamos, perder o valor aportado. Mas, os riscos serão tratados em um tópico específico.


Agora que você já conhece a estrutura básica vamos explicar os formatos das transações.


Tudo ou nada : opção clássica que é quase sinônimo de opção binária. Aqui se aposta somente na alta ou na baixa do ativo, independente da margem feita, durante o período estipulado. Ativos ou Nada : aqui a tendência não importa, mas sim se aposta no preço que o ativo pode atingir.


One Touch : a transação só acaba quando determinado valor é alcançado.


No Touch : contrário do one touch, o que se quer é que o ativo não chegue ao valor limite durante o tempo de transação. 60 seconds : opção rápida em que se quer atingir um preço muito rapidamente mas sem inversão de tendência. Range : com um valor mínimo e outro máximo, aqui o investidor quer que o ativo fique dentro dessa margem durante o tempo da opção.


Ativos que podem ser negociados?


Confira agora quais os ativos que podem ser negociados nas opções binárias.


Índices : baseado no comércio de ações em Bolsa de Valores, os índices oferecem um indicador de desempenho. Por eles é possível fazer opções binárias. Um exemplo é o famoso índice Dow Jones. Moedas : a relação do valor entre duas moedas, como dólar e euro, pode ser também um ativo de negócio. É um mercado amplo se analisar os pares de moedas por todo o mundo. Commodities: a variação do preço das commodities também é utilizada como negócio. Exemplos mais usados são o petróleo e metais como ouro e prata. Ações: especular com o preço das ações das grandes companhias é algo que é feito. No entanto, isso está sujeito a muitas fatores externos que podem mexer com os valores de maneira inesperada.


Por que investir em operações binárias?


Investir em opções binárias traz a vantagem de saber o lucro a ser obtido caso acerte o prognóstico feito, além de proporcionar ganhos elevados, como dissemos, entre 70 e 90% do investimento. A facilidade de entender essa operação é muito atrativa para iniciantes no mercado, pois, no modo mais simples “tudo ou nada”, basta escolher uma tendência e esperar o resultado.


Fazer o aporte financeiro funciona da mesma maneira que comprar ativos no mercado de ações. Você abre uma conta em uma corretora, transfere o dinheiro para realizar a operação de opções binárias e realiza a transação. Mas, diferentemente do mercado de ações, você não se torna um acionista da empresa. Apenas especula com a tendência de valorização ou desvalorização de um ativo.


Riscos de se investir em operações binárias.


Já mencionamos que optar por investir em opções binárias traz o risco da perda total do dinheiro se é feita a aposta errada. E isso é o contrário do que acontece ao se investir em ações que podem variar de preço enquanto o acionista é dono da ação.


Mas também há outros riscos envolvidos além de o investimento não se concretizar. Por isso é imprescindível conhecer o seu próprio perfil de investidor porque esta operação é para perfis arrojados, com alta tolerância aos riscos.


A operação não é regulada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) no Brasil, por isso o serviço é oferecido por corretoras de outros países. Desse modo é mais do que preciso conhecer a reputação da corretora e saber se no país de origem existe regulamentação que garante as boas práticas para o modelo.


Esta é uma forma de ter mais segurança. Afinal, cada vez mais aparecem corretoras e muitas delas se utilizam dessa ideia de grandes oportunidades de lucro, mas na hora de repassar o pagamento criam diversas dificuldades. Existem casos de corretoras suspeitas que além de não pagarem o saque da operação feita podem dificultar também o resgate de capital aportado para realizar.


Com isso se configura um duplo risco: o de poder perder tudo em um investimento, sem meio termo, e o de ficar na mão sem receber mesmo fazendo uma escolha certa.


Abra o olho! Empresas suspeitas também vendem as suas informações para terceiros, o que pode configurar ainda outra dor de cabeça.


Em todo o caso, com a democratização da informação é possível pesquisar corretoras, conversar com outros clientes e buscar referências de diversas maneiras. Seja em opções binárias ou realizando seus investimentos no mercado de ações, o importante é sempre estar atualizado.


E para se manter assim a melhor maneira é receber conteúdos exclusivos que só a Capital Research oferece de forma gratuita.