Opções binárias dicas 4

Veja dicas de como cumprir suas metas em 2023.


Traçar metas é importante, mas segundo psicólogo é necessário não ser cruel consigo mesmo e começar aos poucos as mudanças desejadas.


Por: Davi Vittorazzi 03/01/2023 06:25 , atualizado em 03/01/2023 06:27.


Ano novo, metas novas. Sempre um novo começo é uma oportunidade para colocar metas estipuladas em ação, mas quase sempre “esquecidas” durante o ano que passou. É começar a academia, juntar dinheiro, fazer aquela dieta e a lista não tem fim. O Primeira Página traz dicas especiais para te ajudar a cumprir suas metas em 2023.


Primeira Página tráz dicas para planejar e cumprir metas. (Foto: Reprodução)


A reportagem conversou com o psicólogo Douglas Amorim, que também tem dicas em seu perfil do Instagram. Para ele, traçar metas para o ano que se inicia é importante para saber quais são os próximos passos cada pessoa pretender dar na sua vida.


O que se espera fazer pode ser escrito em papel ou bloco de notas do celular, o que ajuda a visualizar. Porém, o psicólogo diz que os objetivos devem ser claros na consciência de cada um.


Como planejar as metas.


Não é novidade que todo novo ano dá um “gás” a mais para estabelecer e começar novos projetos. Douglas avalia que esse sentimento que nós temos, ao final de um ano e o início de um outro, é uma sensação importante porque dará o ânimo de construir ou reconstruir algo.


Para iniciar um planejamento de metas a serem desenvolvidas durante o ano, no entanto, é preciso ter “pé no chão”.


“Todo planejamento precisa estar ligado ao desejo e à vontade daquilo que cada um quer construir em si mesmo. O plano precisa basear no desejo e precisa partir do lugar de onde a pessoa está. Se parte da onde se está, é necessário ter muito acolhimento e afeto por si mesmo”, conta ao Primeira Página.


O psicólogo avalia que ao não saber mensurar os limites de cada objetivo, há grande chances de não se alcançar a meta. Ele diz que é preciso cautela para não ter, já no primeiro momento, metas muito revolucionárias, grandiosas, que não se baseiam na realidade. “Se o desejo e vontade for o primeiro passo, a coisa se mantém”, relata.


Além disso, Amorim destaca que é necessário ter zelo por si mesmo, de modo que as ações sejam cumpridas baseando-se no afeto pessoal. “Como alguém que quer perder peso, ao invés de focar no auto amor, ela foca no ódio pelo próprio corpo?”, exemplifica questionando.


Como não cair em armadilhas ao montar o seu plano.


Um dos grandes problemas de fazer o planejamento, conforme o psicólogo, é quando o ânimo de mudança não permanece a longo prazo, principalmente, quando está apenas baseado nesse período festivo de Natal e Ano Novo. Com isso, as mudanças estabelecidas não vão para o cotidiano. Já que nossa disposição é diferente desse período para o dia-a-dia.


Planejamento não deve ser feito baseado apenas em ‘emoções festivas’. (Foto: Pixabay)


O profissional recomenda que a lista de metas deve ser feita, pelo menos, depois da primeira semana de janeiro. “É quando as pessoas estão mais racionalizadas e de volta à rotina”, diz. Ele argumenta que as emoções mais fortes auxiliam no início, mas não ajudam a permanecer na meta ou no hábito escolhido.


Como ter permanência para alcançar os objetivos.


Para Douglas, a questão de manter a permanência nos hábitos é não agir baseado apenas na motivação – a emoção. “É fazer e ponto. Estar focado em como vai se sentir em depois que fazer”, define.


Psicólogo Douglas Amorim, de Cuiabá (Foto: Arquivo pessoal)


“Se esperar ficar motivado para fazer, você fica refém das suas emoções que são extremamente variadas”. Amorim lembra que o desejo final vem apenas depois que se cumpre as ações definidas. “O compromisso deve ser muito mais importante do que as emoções”, reafirma.


Outra dica é de dividir o grande objetivo em pequenas tarefas. Como exemplo, ele cita que se seu desejo é terminar de ler um livro por semana, reduzir inicialmente para um capítulo no mesmo período ajuda a ir aos poucos melhorando o desempenho.


“Assim é possível ver as pequenas conquistas já como uma vitória”, acrescenta o psicólogo.

Opções binárias Marrocos