Martelo opções binárias 1

Como escolher um Software que realmente será útil para sua empresa.


Essa provavelmente é uma das frases mais ditas para quem tem que bater o martelo na hora de decidir uma aquisição.


"Mais um "custo? Nossas despesas com essa linha já estão altíssimas. Temos software para tudo nessa empresa! Porque eu compraria mais um?" - Diria o dono(a) do dinheiro.


E ele(a) está coberto(a) de razão. E sabe de quem é a responsabilidade para que o dono(a) do dinheiro pense assim? Dos GESTORES e USUÁRIOS. Isso mesmo gente! Total responsabilidade!!


Vamos entender um pouco mais sobre Software.


Para que serve um software? Essa foi a melhor definição que encontrei:


Software é um conjunto de dados ou instruções que informam a um mecanismo como trabalhar, ou seja, um programa que você pode acessar no celular, tablet, PC, ou qualquer outro dispositivo eletrônico.


Um dos primeiros relatos de um software desenvolvido foi registrado no século XIX. Ada Lovelace, conhecida como a primeira programadora, escreveu um algoritmo que fazia com que a Máquina Analítica fosse capaz de calcular uma sequência conhecida como Números de Bernoulli.


No entanto, o termo “software” foi criado apenas na década de 1940 como um trocadilho com o termo hardware. Trocando a parte “Hard” (rígido) para “Soft” (macio), o software seria tudo o que não está ligado à parte física de um dispositivo. Canal Tech.


Tipos de software.


De maneira geral, baseado no objetivo, os softwares podem ser divididos em duas grandes categorias: "softwares de sistema" e "softwares aplicativo".


Softwares de sistema.


Um software de sistema é responsável por gerenciar o comportamento do hardware de um dispositivo. Assim, ele oferece funcionalidades básicas exigidas pelos usuários, ou até mesmo por outros softwares. Alguns exemplos mais comuns:


Sistemas operacionais, como Windows, macOS, Android ou iOS; Drivers.


Softwares aplicativo.


Softwares aplicativo são aqueles que permitem os usuários realizarem uma ou mais tarefas específicas. São, em sua maioria, os softwares que você utiliza diariamente no celular ou no PC, como redes sociais, navegadores, jogos e muitos outros. - Canal Tech.


Sabendo disso.


Comprar um software que não resolve um problema específico, será um desperdício para a empresa e para os gestores, tanto em termos financeiros como em TEMPO.


Então o que fazer para ter o Software correto na empresa?


Primeiro de tudo, descobrir qual é o problema à ser resolvido.


Exemplo:


Problema: Preciso fazer com que as pessoas da empresa se comuniquem, consigam enviar arquivos e troca de mensagens importantes.


Solução: Adquirir um software de gerenciamento de informações como Outlook, Mailbird, Gmail e outros.


Cuidados a serem adotados.


Os softwares são específicos para alguma finalidade, portanto sempre LIMITAÇÕES de uso. Desconsidere achar que é um faz tudo. É muito comum as empresas adquirirem um Software, e a partir dele começarem a dar o famoso jeitinho para conseguir um resultado. Isso se tornará uma problema no futuro. Descarte esse pensamento! Adquirir licenças apenas para quem realmente vai utilizar a ferramenta. Seu bolso agradece. Empresas que tem como boa prática de estarem aprimorando suas soluções com frequência, são ótimas opções de contratação.


Não se esqueça, os Softwares são facilitadores. Utilize sem moderação.


Um forte abraço!


Gabriel Bazzano - Head de Transformação Digital.