Leitura de candles opções binárias 1

Candles de reversão: 10 padrões de alta e de baixa.


Veja padrões de candles de reversão usados na análise técnica e como são formados.


Melissa Nunes Especialista em Finanças Pessoais e Investimentos Atualizado em: 30/05/2022.


Para quem está aprendendo análise técnica, entender candles de reversão e outros padrões é de extrema importância. Isso porque a análise de padrões de candles faz parte dos estudos desta escola e pode ajudar investidores e profissionais a aprimorar suas habilidades.


Além disso, padrões de reversão e de continuação são elementos importantes da prova do CNPI, o Certificado Nacional do Profissional de Investimento, certificação que dá o título de analista técnico.


Continua após a publicidade.


Dessa forma, para quem está neste caminho, vale a pena aprender a identificar os chamados candles de reversão e saber como utilizá-los para desenvolver sua capacidade de análise gráfica.


O que são candles de reversão?


Os candles de reversão são padrões de candlesticks, ou velas, que indicam uma possível mudança de tendência no gráfico de um ativo, como ações ou derivativos. Assim, temos dois tipos de padrões:


10 candles de reversão para baixa.


Por outro lado, ao fim de uma tendência de alta, no topo, é possível identificar diversos tipos de candles de reversão que podem indicar uma provável correção ou início de tendência de baixa (padrões baixistas).


Ao contrário dos anteriores, esses são marcados pelo nome “ bearish “, em referência ao “ bear market ” ou “mercado do urso”, uma conotação para mercado de baixa.


Onde aprender mais sobre padrões de candles?


Se esse é um assunto que te interessa, o melhor é estudar a bibliografia da área. Aqui vão algumas sugestões de livros sobre análise técnica:


Análise Técnica dos Mercados Financeiros , de Flávio Lemos; Comprar ou Vender , de Eduardo Matsura; Manual de Análise Técnica , de Marcos Abe; Análise Técnica de Ações , de Carlos Alberto Debastiani; Candlestick , de Carlos Alberto Debastiani; Análise Técnica Explicada , de Martin J. Pring; Análise Técnica do Mercado Financeiro , de John J. Murphy.


Além das leituras, também é muito importante praticar com gráficos reais, já que os candles de reversão e outros padrões podem não ser sempre tão perfeitos como nos livros. Para isso, utilize plataformas gráficas gratuitas, como o TradingView ou o Investing, ou, se preferir, plataformas profissionais, como alguma versão do Profit da Nelogica e do Tryd.


bolsa de valores. Parte dessas estratégias envolve a interpretação de padrões no gráfico de candlesticks.


Nesse sentido, aprender sobre candles de reversão pode ajudar a potencializar suas estratégias, aumentando as chances de acertar movimentos futuros nos preços.


Mesmo assim, vale salientar que nenhuma análise é capaz de prever com certeza se um ativo vai valorizar ou desvalorizar . Por isso, é importante que você tenha em mente que o estudo e a prática melhoram suas habilidades e chances de acerto, mas que a análise técnica não é uma bola de cristal.


De qualquer forma, mantenha-se sempre atualizado e coloque seus conhecimentos à prova, assim, você com certeza vai evoluir como analista!


Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de conferir outros artigos sobre o assunto aqui no iDinheiro e assine nossa newsletter para receber todas as novidades diretamente no seu e-mail!


O que é um candle de reversão? Um candle de reversão é um padrão formado por um ou mais candles que indicam uma possível reversão na tendência de curto prazo de um ativo. Quais são os candles de reversão? Existem diversos padrões de reversão, alguns deles, são: martelo e martelo invertido, bebê abandonado de alta e de baixa, harami de alta e de baixa, estrela cadente, enforcado e engolfo de alta e de baixa. Como ler o gráfico de candle? No gráfico de candle, cada vela representa um período (1 min, 5 min, 1 dia, etc.). Os pavios representam a máxima e a mínima do dia, enquanto o corpo representa a amplitude entre abertura e fechamento no período.


Deixe um comentário Cancelar resposta.


Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.


Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.


Melissa Nunes.


Melissa se formou Bióloga e Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Começou a se interessar por finanças em 2022, e, desde então, fez diversos cursos na área, até se tornar Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA) em 2022. Hoje, é educadora financeira, tem seu próprio canal, @melissanunescnpi, e é Analista CNPI-T (2854). No iDinheiro, é líder de conteúdo nas verticais de finanças pessoais e investimentos.