O segredo das opções binárias 3

Chá expectorante: 5 opções para aliviar tosse e catarro.


Chá expectorante é uma bebida aliada das pessoas que apresentam tosse com catarro. E o segredo para o efeito positivo que ele causa à saúde é a ação antisséptica, anti-inflamatória e expectorante das plantas medicinais utilizadas para o preparo.


O Chá para tosse com catarro ajuda a aliviar a inflamação das vias áreas e afrouxar a secreção. Afinal de contas, ninguém quer ficar colocando o catarro para fora o tempo todo! Sem contar que ele é sinal de que alguma coisa não vai bem no organismo.


Leia também:


O que causa refluxo? Receitas detox: tudo o que você precisa saber Coenzima Q10: o que é, para que serve e onde encontrar.


Chá expectorante e a hora de ir ao médico.


O chá para expectorar a tosse é um maravilhoso ajudante, mas ele não substitui a visita ao médico. É necessário ter em mente que, se tem catarro, o alerta deve estar ligado, pois é a indicação de que existe alguma outra condição afetando o organismo – como sinusite, pneumonia e até bronquite. Portanto, sempre consulte um especialista e, na volta para casa, prepare um chá para tosse e se cuide!


Chá para tosse com catarro: qual o melhor?


Os chás para expectorar catarro são simples de fazer e as plantas usadas são fáceis de encontrar nas feiras e supermercados. Os mais indicados para isso são: chá de hortelã, chá de guaco, chá de melhoral (ou anador), chá de eucalipto e chá de sabugueiro.


Chá para expectorar a tosse: recomendações.


Já deu para entender que chá expectorante é super benéfico, né? Mas ainda tem algumas informações sobre eles que você precisa saber.


A primeira das recomendações é que, embora plantas medicinais sejam muito utilizadas para chás expectorantes , todas elas devem ser consumidas de maneira adequada, pois o excesso pode provocar intoxicações ou efeitos colaterais.


Outra orientação importante é que as gestantes ou mães em fase de amamentação não devem consumir chás para tosse com catarro sem a orientação de seu médico.


E, se você faz algum tipo de tratamento de saúde ou toma remédio controlado, consulte seu especialista antes de introduzir os chás para expectorar catarro na sua rotina.


Como preparar chá expectorante.


Agora que você já conhece mais detalhes sobre chá para expectorar caseiro , está na hora de aprender a prepará-los. Então, vamos às receitas!


1. Chá de eucalipto.


O chá expectorante de eucalipto também ajuda a descongestionar e ainda é fortificante. Por isso, ajuda na sinusite, gripes e resfriados.


Modo de preparar.


Adicionar 1 colher (de sopa) de folhas picadas de eucalipto em 150 ml de água fervente. Desligue o fogo, tampe o chá e deixe repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coe e beba 1 xícara do chá 2 a 3 vezes por dia.


2. Chá de hortelã.


O chá para tosse com catarro feito com hortelã também tem efeito analgésico, antisséptico, anti-inflamatório, digestivo e anestésico.


Modo de preparar.


Ferva 150 ml de água e depois adicione 1 colher (de sopa) de folhas de hortelã. Tampe o recipiente, deixe a mistura descansar por 5 a 10 minutos, coe e beba 1 xícara 3 vezes por dia.


3. Chá de guaco.


O guaco é um chá para expectorar catarro do pulmão muito bom. Ele age nas gripes e resfriados e nas bronquites alérgica e infecciosa.


Modo de preparar.


Coloque 150 ml de água para ferver e depois despeje no recipiente com 1 colher (de sopa) de folhas de guaco picadas. Espere amornar, coe e beba 1 xícara de chá 3 vezes ao dia.


4. Melhoral (ou anador)


Os dois nomes se referem à mesma planta, e o fato mais importante é que ela resulta em um ótimo chá para expectorar caseiro que também vai atuar contra a tosse e como broncodilatador.


Modo de preparar.


Adicione 5 colheres (de chá) da erva em 150 ml de água fervente. Deixe a mistura descansar por 10 minutos, coe e beba 1 xícara de 2 a 3 vezes por dia.


5. Chá de sabugueiro.


O chá expectorante preparado com sabugueiro também é um forte aliado. A planta tem atividades anti-inflamatórias, cicatrizantes e age contra gripe recolhida (a velha gripe mal curada).


Modo de preparar.


Misture 2 colheres (de sopa) das flores do sabugueiro em um litro de água, leve ao fogo e deixe ferver. Beba de 2 a 3 xícaras ao dia.


Cuidados com as plantas para chás expectorantes.


- Lave bem as mãos e os utensílios que serão utilizados para preparar o chá expectorante;


- Dê preferência a recipientes de vidro, inox, porcelana ou cerâmica para fazer chá para tosse com catarro. Os utensílios de ferro e alumínio podem reagir com as substâncias presentes nas plantas e culminar em compostos tóxicos.


Com todos esses cuidados, o chá expectorante vai ficar perfeito e sua saúde agradecerá!


Perguntas frequentes.


1. Qual o melhor chá expectorante?


Os chás expectorantes mais indicados são: chá de hortelã, chá de guaco, chá de melhoral (ou anador), chá de eucalipto e chá de sabugueiro.


2. Por que o chá expectorante é bom?


O chá para tosse com catarro tem ação antisséptica, anti-inflamatória e expectorante. A bebida ajuda a aliviar a inflamação das vias aéreas e a afrouxar a secreção.


3. Como preparar chá expectorante?


A infusão é o método mais usado. Coloque água para ferver e depois adicione a erva, seguindo a indicação de cada receita.


4. Chá expectorante tem contra-indicação?


Gestantes ou mães em fase de amamentação não devem consumir chás para tosse com catarro sem a orientação de seu médico. As pessoas que fazem algum tipo de tratamento de saúde ou tomam remédio diário também devem procurar um especialista.

Opções binárias na Albânia