Opções binárias: saiba o que são e quais os seus riscos.
Opções binárias são um tipo de operação financeira que tem atraído diversos investidores, principalmente quem faz day tarde. Assim, diferente de quem aplica a análise fundamentalista, essa operação é focada em análise técnica.
Embora as opções binárias tenham surgido em meados dos anos 2000, ainda não tem regulamentação no Brasil por parte da CVM, nem em outros países. Por isso, é fundamental avaliar os riscos antes de investir.
O que são Opções Binárias?
Opções binárias são operações financeiras realizadas com base na alta ou na queda dos preços durante o período escolhido pelo investidor.
Isto é, uma operação binária consiste em ”apostar ” na tendência de um ativo dentro de um espaço de tempo. Assim, o trader realiza esse tipo de operação acreditando na valorização ou desvalorização do ativo.
Assim, as operações binárias podem ser utilizada para negociar pares de moedas, ações internacionais, commodities, índices da bolsa, etc.
Como funcionam as Opções Binárias?
Primeiramente, esse tipo de operação ocorre em empresas denominadas corretoras de opções binárias . Assim, o trader é o responsável por definir suas estratégias de compra e venda.
Desse modo, as opções binárias são realizadas levando em consideração 3 fatores, entre eles:
Ativo; Tempo de duração; Tendência.
Esse elementos são essenciais para realizar esse tipo de transação. Ou seja, é necessário definir o ativo que será objeto na negociação, o tempo do investimento e a escolha da direção (alta ou queda).
Sendo assim, o nome “opções binárias” vem do fato de haver duas possibilidades de aposta: alta ou baixa. Portanto, é possível realizar as transações de put (venda) e call (compra).
Dessa forma, o trader de opções binárias precisa determinar o tempo de expiração da ordem, por exemplo, 60 segundos, 5 minutos, 30 minutos ou mais, além de definir se a operação será de compra (call) ou venda (put).
Ou seja, se previsão se concretizar, é possível obter um lucro relativamente alto sobre o valor aplicado. Por outro lado, se errar, todo valor investido é perdido, o que pode ser uma perda considerável no patrimônio de um investidor.
Por fim, os ativos mais comuns são os pares de moedas ou mercado de câmbio. Esse indicador diz respeito à relação entre a cotação de duas moedas.
Por exemplo: euro/dólar, euro/real, euro/libra, etc. Também existem negociações baseadas nas cotações de criptomoedas (como bitcoin) e outros ativos financeiros.
Quais são os riscos das Opções Binárias?
Investir em operações binárias tende a ser arriscado por diversos fatores. Primeiramente, não há garantia que os dados de cotações das corretoras sejam reais. Também, não há ferramentas suficientes para assegurar a concretização das operações realizadas, como acontece em mercados regulamentados.
Além disso, todas as ferramentas nas plataformas dedicadas a esse tipo de transação são indicadores técnicos usados para análise técnica (gráfica) .
Apesar de muitas pessoas acreditarem no poder preditivo da análise gráfica, não existem muitos exemplos de pessoas que adquiriram fortuna desta forma e preservaram esta fortuna.
Por outro lado, há o risco sobre a essência das operações. Afinal, determinar o tempo específico para valorização ou desvalorização de um ativo é como prever seu movimento.
Sendo assim, esse tipo de atuação se assemelha à especulação financeira, sendo considerada arriscada por alguns investidores.
Por fim, outro ponto de atenção é que, pela falta de legislação, existe risco sobre a atuação das corretoras em si. Assim, as opções binárias no Brasil não são regulamentadas, ou seja, não há órgão capaz de garantir que pagamentos sejam feitos, o que pode aumentar a possibilidade de fraude.
Vale a pena investir em Opções Binárias?
Primeiramente, é preciso entender que opções binárias são operações de especulação, e não de investimento por si só.
Além disso, os riscos tendem a ser elevados nesse tipo de operação, inclusive com a perda de grande parte dos investimentos. Ou seja: há altos risco nas opções binárias.
Portanto, é preciso que o especulador esteja preparado emocionalmente para lidar com esse tipo de operação, uma vez que o estresse pode ser grande.
Além disso, estudar de forma aprofundada é imprescindível, uma vez que grandes players atuam nesse ramo.
Nesse sentido, o value investing pode ser uma alternativa para quem está começando a investir no mercado financeiro e não possui um perfil arriscado. Ou seja, é preciso saber avaliar o perfil de risco do investidor antes dele começar em qualquer tipo de operação.
Conseguiu entender o que são opções binárias ? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.
Investimentos mercado fincanceiro.
Tiago Reis é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Dedicou-se a vida toda a estudar sobre investimentos, mercado financeiro e especialmente análise de ações. Foi sócio fundador da Set Investimentos e hoje atua como Presidente do Conselho do Grupo Suno.
Leia mais sobre Investimentos.