Opções binárias mitos e verdades 7

3 mitos e verdades sobre a SOP.


Há muitos mitos e verdade sobre a SOP , síndrome dos ovários policísticos. Essa condição é frequente nas mulheres, sendo diagnosticada em cerca de 10% delas. Além disso, está ligada a uma gama de queixas muito amplas, como sangramento uterino anormal, irregularidade menstrual, infertilidade por anovulação e presença de caracteres androgênicos, masculinizantes.


Suas características mais comum são o crescimento de pelos mais grossos e escuros em regiões usualmente desprovidas destes na mulher, irregularidade menstrual e/ou visualização dos ovários policísticos (múltiplos cistos) ao ultrassom. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura!


1. Mito: a SOP não causa infertilidade.


Muitas pacientes chegam aos consultórios com falas muito parecidas:


Eu conheço uma colega que tem SOP, mas engravidou sem nenhum tratamento; Uma amiga minha tem infertilidade, mas não foi diagnosticada por SOP.


Com isso, surgiu o mito de que a SOP não é uma causa de dificuldade para engravidar. No entanto, boa parte das pacientes com SOP podem ter infertilidade sem o tratamento adequado.


Se fizéssemos um ranking de causas de infertilidade feminina, ela compartilharia a liderança com a endometriose . Ou seja, duas doenças são responsáveis pela maioria das ocorrências de infertilidade na mulher, por causas diferentes.


A SOP causa infertilidade devido à anovulação, quando não há liberação de um óvulo durante o ciclo menstrual.


Assim, os folículos ovarianos não se desenvolvem o suficiente para provocar a ovulação. Esse também é o motivo da ocorrência dos cistos múltiplos e pequenos (microcistos).


2. Verdade: SOP pode provocar caracteres masculinos no corpo da mulher.


O sintoma mais frequente da SOP é o surgimento de pelos com padrão masculino, uma condição tecnicamente denominada hirsutismo:


Fios mais grossos e com coloração mais escura; Crescimento mais abundante na face, nas costas, no abdômen e nas pernas. Há uma escala que avalia a intensidade do hirsutismo com base na localização, a Ferriman-Gallwey; Em casos raros, pode haver o desenvolvimento de características masculinas mais acentuadas, como alteração na voz e crescimento do clítoris.


Se você notar algum desses sintomas raros, agende uma consulta com o ginecologista o quanto antes. Eles também podem estar relacionados com alguns tipos de câncer de ovário.


3. Mito: a SOP não tem tratamento.


A SOP tem diversas opções de tratamento, cuja escolha é individualizada de acordo com os objetivos da paciente e a expressão da condição:


Síndrome do excesso de hormônios masculinos: hirsutismo, calvície frontal e acne.


Esse é o grupo de sintomas mais frequente e, portanto, é o que mais tratamos no consultório. Quando não está associado a outros sintomas, podemos utilizar medicamentos que inibem a produção/ação de hormônios masculinos mais fortes.


Em casos de hirsutismo leve, os cremes tópicos são uma opção com menos efeitos colaterais. Já a acne pode ser tratada com medicamentos dermatológicos específicos, enquanto a calvície é tratada com um inibidor da conversão de hormônios sexuais em di-hidrotestosterona, a mais potente forma de testosterona.


Sangramentos uterinos anormais e amenorreia.


Para amenizá-los, utilizam-se as pílulas anticoncepcionais combinadas. Como explicamos, na SOP há uma deficiência de progesterona, causada pela anovulação. Esse hormônio finaliza o preparo do endométrio e sua queda provoca a descamação do tecido na forma de menstruação, processo característico de um ciclo ovulatório.


As pílulas combinadas contêm progesterona sintética, que simula o estímulo daquela naturalmente produzida. Após a sua interrupção, a paciente apresentará a descida do conteúdo menstrual.


Infertilidade.


Poucas pessoas sabem, mas, em mulheres com sobrepeso ou obesidade, o emagrecimento é um tratamento eficiente para recuperar a fertilidade. As células de gordura contribuem para a desregulação hormonal presente na SOP . Então, perder peso pode regular o mecanismo ovulatório e ciclo menstrual para que eles fiquem adequados à fertilização natural. Ademais, a perda de peso, com mudança de estilo de vida, exercício físico e readequação alimentar também acarreta resultados extremamente positivos nos outros sintomas previamente citados.


Quando essa medida não é possível ou não apresenta os resultados esperados, são utilizados medicamentos indutores da ovulação. Eles vão estimular o crescimento dos folículos até a ovulação.


O nome do procedimento é estimulação ovariana controlada, primeira etapa de todas as técnicas de reprodução assistida, que podem ser de baixa ou alta complexidade.


Nas de baixa complexidade, relação sexual programada (RSP) ou inseminação artificial (IA), a fecundação acontece naturalmente, nas tubas uterinas. São geralmente indicadas para os casos de oligovulação, ou ovulação que ocorre de forma intermitente.


Nesses casos, geralmente a primeira indicação é RSP, em que há um acompanhamento diário da evolução dos folículos por ultrassonografia . Assim, as relações sexuais são programadas para o momento mais propício do processo de ovulação.


Já a fertilização in vitro , mais complexa, prevê a fecundação em laboratório. O início do processo é muito semelhante, porém os óvulos serão colhidos antes que haja a liberação do gameta para as trompas uterinas.


4. Verdade: a SOP pode provocar câncer.


Estudos recentes mostraram que a SOP está relacionada ao aumento de risco de apenas um tipo de câncer, o endometrial. Na SOP , pode haver menor produção de progesterona, porque os folículos não amadurecem para produzir esse hormônio. Com isso, há a ação preponderante do estrogênio na cavidade uterina.


Sem as mudanças nos níveis de progesterona durante o ciclo menstrual, o crescimento celular é acelerado. Em um primeiro momento, isso provoca uma condição chamada de hiperplasia. Sem tratamento adequado, pode ocorrer a evolução para o câncer endometrial.


Quanto antes a SOP for diagnosticada e tratada, maiores são as chances de reversão dos sintomas. Por isso, o acompanhamento periódico da sua saúde ginecológica com um profissional experiente e capacitado é importantíssimo.


Quer saber ainda mais informações sobre a síndrome dos ovários policísticos? Confira outro post completo sobre o tema!