Opções binárias como fazer

Sazonalidade de Produtos – como fazer uma gestão eficiente?


A sazonalidade de produtos pode ser uma vilã ou uma aliada. Isto depende diretamente do seu planejamento e da logística do seu negócio.


Para tirar o melhor proveito da sazonalidade de produtos é necessária uma gestão eficiente e focada , buscando otimizar ao máximo as diferentes demandas de determinado produto.


O que é a sazonalidade de produtos?


A sazonalidade se refere à períodos. Dessa forma, a palavra tem origem na semeadura das colheitas, quando as estações do ano eram o principal determinante na oferta de produtos da agricultura.


Apesar da colheita ainda possuir grande impacto na oferta de produtos, a tecnologia que possuímos hoje permite contornar até certo ponto esta situação. Contudo, a oferta de alimentos ser constante, a sazonalidade vai impactar o preço nas prateleiras do mercado.


Porém, existe também a sazonalidade da demanda de produtos . Por exemplo, os períodos de festas e feriados possuem uma demanda específica. Nessas datas, as pessoas estão à procura de presentes, decoração, alimentos típicos, etc.


As estações do ano também estabelecem demandas específicas. Assim, no verão as pessoas precisam se refrescar, e no inverno precisam se aquecer. Ou seja, isso gera a procura por produtos que atendem a estas necessidades.


Como aproveitar a sazonalidade para aumentar os lucros?


É possível se planejar de acordo com a sazonalidade de produtos para otimizar tanto a produção quanto as vendas.


Por exemplo, a demanda por roupas de frio aumenta no período que antecede imediatamente a chegada do inverno, e diminui conforme o tempo esquenta. Assim sendo, não é necessário possuir um estoque desta matéria prima e destes produtos durante o ano inteiro.


Mas é preciso estar atento também para não perder o tempo certo das vendas, e chegar atrasado na concorrência do mercado. Isto se aplica a praticamente todos os produtos.


Assim, concluímos que estar atento à sazonalidade é importante para otimizar as vendas e também para diminuir custos desnecessários . Esta combinação de fatores estratégicos faz com que os lucros da empresa aumentem.


Como a terceirização da logística auxilia na gestão eficiente da sazonalidade?


Vamos supor um certo cenário dentro de uma empresa para exemplificar como a terceirização da logística pode ser vantajosa .


Durante 4 meses do ano a empresa tem a necessidade de 10 carros na frota para fazer o transporte da mercadoria. Porém, nos outros 6 meses a demanda vai diminuindo até que sejam necessários apenas 4 carros na frota.


Caso a empresa faça a aquisição dos 10 carros e a contratação efetiva dos 10 motoristas, 6 deles ficarão ociosos durante muitos meses.


Ao contratar um serviço terceirizado a empresa terá uma economia de gastos , uma vez que é possível ajustar a frota de acordo com a demanda.


A Gritsch possui a solução ideal para o seu negócio.


Atuando no mercado de gestão logística há 53 anos, a Gritsch conecta pessoas e negócios , realizando entregas e transportes com qualidade e eficiência.


Com soluções logísticas integradas, seu negócio chega mais longe, tirando máximo proveito da sazonalidade do seu produto.

Opções binárias Maurício