Informa es opções binárias

Opções binárias: o que são e como funcionam?


As opções binárias são operações que proporcionam chances de ganhos para quem deseja operar no curto prazo. No entanto, elas não são consideradas um investimento, pois não envolvem a negociação de um determinado ativo, como um CDB ou ações por exemplo. Trata-se de um instrumento financeiro utilizado para especulação, que busca lucrar com as oscilações dos preços.


À primeira vista, pode parecer complicado, não é mesmo? Por isso, preparamos esse material para explicar como funcionam as opções binárias na prática. Continue a leitura e confira!


O que são opções binárias?


As opções binárias (também chamadas de opções digitais ou de retorno fixo) são um tipo de operação baseada na tentativa de prever o preço de um determinado ativo financeiro.


Nesse sentido, elas diferem dos derivativos, pois não é feita nenhuma operação que derive de outros ativos (clique aqui e entenda como funcionam os derivativos).


Elas simplesmente tentam lucrar a partir da expectativa do movimento dos preços de determinado ativo, que pode ser commodities, ações, índices, pares de moedas, entre outros.


O nome “opções binárias” vem justamente das duas únicas alternativas possíveis para essas operações: ou se ganha ou se perde com a estratégia. Se o mercado confirmar a tendência esperada pelo especulador, ele terá ganho. Caso contrário, haverá prejuízo na operação.


Outra característica dessas operações é que não importa o percentual de variação do preço do ativo. Ou seja, para que o especulador realize o lucro ou o prejuízo, não importa o quanto esse ativo subiu ou desceu.


Como funcionam as opções binárias?


Essas operações possuem três elementos principais:


- o ativo referência;


- o tempo de duração da operação e.


- a direção do preço.


Se a aposta for pela alta dos preços, o especulador apostará na valorização (ou direção higher ). Por outro lado, se houver expectativa de que o preço do ativo referência caia, a direção que ele escolherá será a lower .


Quando a operação é feita no sentido da alta do preço, é chamada de call (ou opção de compra). Já quando é esperada a desvalorização do ativo, a operação é chamada de put (ou opção de venda).


No Brasil, existem três formas de operar opções binárias. O sistema manual é o mais utilizado, no qual o especulador controla diretamente as suas aplicações.


Já no sistema de sinais, a escolha das opções é feita por computadores ou corretoras de valores, mas é o próprio cliente quem dá o comando para a operação.


Por fim, existem softwares chamados robots, que fazem tudo, desde a escolha da opção até a realização da operação.


Rentabilidade e prazos.


A rentabilidade que o especulador receber se acertar a direção do preço do ativo será fixa, e o valor pode variar entre 70% e 90%, dependendo das características da opção. Por outro lado, se o especulador não acertar a direção do preço do ativo, o valor total da operação será perdido.


Já os prazos dessas operações costumam ser bem curtos. Normalmente, elas duram cerca de alguns minutos, às vezes até segundos. No máximo, podem chegar a uma hora.


Tipos de opções binárias.


Existem seis principais tipos de opções binárias no mercado:


1 – Dinheiro ou nada.


Essa é a forma mais simples de operar opções binárias. Nesse formato, aposta-se simplesmente na alta ou na baixa do preço de um ativo. Dessa forma, não interessa o quanto o preço varia, somente a escolha da direção da sua movimentação.


2 – Ativos ou nada.


Já na opção ativos ou nada, é o preço do ativo que determinará o resultado da operação, e não a tendência escolhida pelo especulador.


3 – One touch.


Nesse caso, o objetivo é que o preço do ativo chegue a um determinado valor. Quando isso acontece, a operação é finalizada. No entanto, a dificuldade dessa operação é que o preço atinja o valor estabelecido dentro do prazo necessário.


4 – No touch.


No caso do no touch, a lógica é inversa ao one touch. Ou seja, para haver ganho, o preço não pode atingir o valor estipulado no intervalo de tempo da operação.


5 – 60 seconds.


Nesse tipo de operação, a transação é encerrada assim que for atingido o valor definido. Essa modalidade é rápida, e mais comum entre quem opera opções binárias há mais tempo.


6 – Range.


Por fim, no range o valor do ativo precisa ficar entre um limite mínimo e máximo durante o prazo determinado para a operação.


É seguro operar opções binárias?


O mercado das opções binárias não é regulamentado no Brasil. Mas isso não significa que essas operações sejam ilegais ou proibidas. O fato é que não existe um órgão que regule essas operações, como é o caso da atuação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre o mercado de capitais, por exemplo.


É possível operar opções binárias por meio de corretoras especializadas, que disponibilizam plataformas de investimentos próprias para esse fim. No entanto, trata-se de operações de alto risco, que exigem preparo e experiência por parte do trader.


Logo, se você ficou interessado em conhecer mais esse mercado para conhecer as oportunidades de ganhos, primeiro é preciso saber se essas operações são compatíveis com o seu perfil de investidor. Isso porque as opções binárias, assim como podem proporcionar boa rentabilidade, podem também levar a elevadas perdas.


E não esqueça que, pelo fato de essas operações não serem regulamentadas no Brasil, se você tiver algum problema, não há nenhum órgão a quem recorrer. Por isso, se decidir operar opções binárias, procure uma corretora confiável e com expertise no assunto.


Deu para entender como funcionam as opções binárias? Se tiver dúvidas, mande para nós os seus comentários!


Publicado por Carla Carvalho 15 de Junho de 2021.


Você também pode gostar desses artigos.


ITAG: o que é e como funciona esse índice?