Como funcionam as salas VIP de aeroportos e como ter acesso?
Veja as informações de especialistas e saiba como acessar os espaços exclusivos.
1 jan 2023 - 06h20.
Foto: Adobe Stock.
As salas VIP de aeroportos (ou lounges VIP, como também costumam ser chamados) são espaços exclusivos e próprios para que os passageiros possam aguardar seu voo com mais conforto que na sala de embarque tradicional, explica Rodrigo Barnabé, fundador do portal de turismo Pronto pra Viajar.
Como o padrão é chegar ao aeroporto com antecedência e esperar um tempo, com as salas VIP a experiência de viagem já começa de outra forma.
Notícias relacionadas.
Veja abaixo mais detalhes e saiba como ter acesso ao espaço para, quem sabe, planejar passar por um deles na sua próxima viagem.
Quais as vantagens de acessar a Sala VIP dos aeroportos.
Dentro das salas há banheiro privativo, wi-fi, espaço de descanso, comida e bebida. A qualidade varia de uma sala pra outra, e algumas que disponibilizam banheiro com chuveiro, contou Rodrigo Goes, especialista em turismo. Em algumas também há espaço para dormir, mencionou Rodrigo Barnabé.
Como ter acesso a uma Sala VIP em aeroporto.
“As salas VIP são espaços reservados e acessíveis a determinados grupos de pessoas. Para acessar, o passageiro tem algumas opções: viajar em classe executiva ou primeira classe, fazer parte dos programas de fidelidade em níveis superiores (chamados de membros elite), ter o benefício incluído em seu cartão de crédito, ou mesmo pagar o acesso avulso em alguns locais. Cada sala tem sua regra e forma de acesso, e geralmente é estipulado um tempo máximo de permanência para cada pessoa”, contou Rodrigo Barnabé.
Para Barnabé, a forma mais acessível é por meio de benefícios de cartões de crédito: “A maioria dos bancos oferece em seu portfólio cartões que dão acesso a sala VIP, seja de forma gratuita ou paga. O que determina se o cliente terá ou não direito a esses cartões pode ser desde o investimento que o cliente tem no banco e até mesmo o relacionamento com a entidade bancária. O fato é que não existe uma fórmula pronta, cada caso é um caso.
Para quem quer ter acesso avulso, ou por pacotes, pode fazer isso por meio de empresas parceiras, afirma Rodrigo Góes: “As salas VIPs dos aeroportos têm parcerias com algumas empresas, como PriorityPass e DragonPass”, mencionou.
O site LoungePass também oferece acesso avulso a salas VIP ao redor do mundo, e apresenta condições e preços. Para as salas VIP no aeroporto de Guarulhos, por exemplo, o site mostra três opções de salas VIP com preço a partir de US$ 45 por pessoa.
Para Rodrigo Góes, o acesso gratuito é vantajoso: “De forma paga, eu acho o valor elevado, mas tudo depende da necessidade de cada um”, avaliou.
Sobre o acesso por programas de fidelidade, Góes detalha: “Quem é cliente diamante no programa de fidelidade Tudo Azul, da companhia Azul, tem acesso a sala VIP da Azul, no aeroporto de Viracopos, por exemplo. Se a pessoa é cliente Smile e está viajando pela Gol, ela tem acesso a sala VIP da Gol. Se a pessoa é cliente top da Latam, tem sala VIP em Guarulhos”.
Por último, se a pessoa viajar de classe executiva ou primeira classe também pode ter acesso às salas VIPs, explica Góes, mas cada companhia aérea tem parceria com salas VIP diferentes.
Há muitas diferenças entre as salas VIP?
Rodrigo Góes, que já acumulou mais de 80 milhões de milhas, conta que há muita diferença entre as salas VIP dos aeroportos.
“Tem sala VIP pequena, tem sala VIP enorme, cada uma tem um tamanho e um serviço diferente. O que é comum é servir comida e bebida. Todas têm cerveja, refrigerante, água, snacks. Tem umas que servem refeições”, explicou.
Entre as salas VIP brasileiras, Góes menciona: “A Sala VIP em Salvador é nova, ampla e confortável. A sala VIP de Brasília é gigantesca. A de Congonhas tem um tamanho razoável, vive muito cheia, mas está em reforma, e a do Santos Dumont é pequena. As melhores salas VIP na minha opinião estão em Guarulhos, na ala internacional”.
Já entre as salas VIP que já visitou no mundo, a melhor para Góes foi a da Qatar Airways, no Catar: “A sala tem 10 mil metros quadrados, só tem acesso a essa sala quem é cliente top da Qatar Airways ou quem está viajando de classe executiva pela Qatar Airways. O meu caso foi classe executiva. Lá, tem uma sala ainda mais exclusiva para quem viaja em primeira classe”, lembrou.